Em Busca da Intimidade Perdida - Trailer

Meu DVD de mensagem!

Meu DVD de mensagem!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Exegese do cântico de Habacuque



Exegese do cântico de Habacuque


Pr. Deivinson Gomes Bignon



“Ainda que a figueira [1] não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; [2]as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, [3]eu me alegro no SENHOR, [4]exulto no Deus da minha salvação. [5] O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Habacuque 3.17-19a).



Informações exegéticas

[1] não floresça – hb. parach: brotar, germinar, dar brotos, florescer. Qal imperfeito. Aqui o profeta aponta o início do caos agrícola, uma das bases da economia de Israel.

[2] arrebatadas - hb. gazar: cortar em dois, dividir, derrubar, cortar fora, destruir, exterminar, decretar. Qal perfeito. Caos na pecuária, outra das bases da economia de Israel. Colapso econômico total.

[3] me alegro – hb. ‘alaz: exultar, jubilar, triunfar. Qal imperfeito. Estado de fé e confiança irrestrita em Deus produz alegria que faz visualizar a vitória no final.

[4] (a) exulto – hb. giyl - alegrar, exultar, estar extremamente contente; tremer (de medo). Qal imperfeito. Exultação como complemento da alegria extrema. Salvação aqui em sentido amplo, não apenas espiritual. Deus se preocupa com o ser humano como um todo (visão holística). Aqui o profeta vislumbra a vitória e o bem-estar mesmo diante do caos econômico e social.
(b) salvação – hb. yesha‘: libertação, salvação, resgate, segurança, bem-estar, prosperidade, vitória.

[5] fortaleza – hb. chayil: força, poder, eficiência, fartura, exército, habilidade. O Senhor é a garantia da fartura do profeta em meio à pobreza extrema.


Observação
Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa. Exemplos: ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou. Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados. O imperfeito expressa uma ação, processo ou condição que é incompleta; enquanto que o perfeito expressa a ação completada.


Comentário devocional
O que acontece com muitas pessoas? Desejam apenas a bênção e não querem nada com o Senhor da benção. Carregam em seus corações o interesse e não querem saber de manter uma aliança com Deus. E é justamente por este motivo que vemos muitos chegarem à Casa de Deus cheios de esperanças, de fé. Após receberem o que tanto almejam, desaparecem e se esquecem do Senhor. São pessoas que vivem a contemplar as mãos de Deus e nunca observam o seu coração. Na verdade, nunca souberam o que é de fato amar a Deus acima de todas as coisas, pois no meio da adversidade, ao contemplar um desejo não realizado, viram as costas para o criador.

Aquele que ama a Deus de fato e de verdade, o ama incondicionalmente. O ama com as mãos vazias, com lágrimas nos olhos, sofrendo perseguição, com dinheiro, sem dinheiro. Enfim, aquele que ama ao Senhor jamais o abandona, aconteça o que acontecer. Este alguém o serve com alegria e nunca espera algo em troca. O que recebe de Deus, é mera conseqüência de sua fidelidade para com Ele.

Que sejamos fiéis ao Senhor, que possamos amá-lo com profundidade e lealdade. Que haja em nosso peito o sentimento que havia em Davi, ou seja, sede de Deus, de seu amor, de sua natureza: “A minha alma tem sede de Deus...” (Salmo 63). Que tenhamos em nossos lábios o cântico de Habacuque. Que sirvamos ao nosso Deus sem interesse, mas com profundo amor a sua pessoa, a sua bondade, a sua santidade, a sua fidelidade.

Paz e bênção!

___________________________________________

___________________________________________

GRÁTIS!!

Solicite mais informações sobre o livro "Recados do céu" e receba grátis diversos estudos bíblicos exclusivos em seu e-mail!

Apenas informe os dados abaixo e envie para pastordeivinson@yahoo.com.br:

---------------------------

Nome completo:

E-mail:

Como conheceu o livro?

Resposta:

----------------------------

LEVE A SUA BÍBLIA A SÉRIO!!



:. ACESSE O LINK ABAIXO E ADQUIRA O SEU:

http://www.quebarato.com.br/classificados/livro-recados-do-ceu-__91863.htm


Um comentário:

Unknown disse...

Amém! Que realmente possamos exultar em Deus e no seu poder, pois sabemos que Ele pode fazer superabundar além do que pedimos ou pensamos.

Editora Contextualizar

Recados do céu para você!

Seguidores

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada