Em Busca da Intimidade Perdida - Trailer

Meu DVD de mensagem!

Meu DVD de mensagem!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Batizar para cear?




Recebi mais um e-mail com uma dúvida que poderá ser a sua.

-------------------------------

Olá, pr. Deivinson Bignon!

Eu tenho uma grande dúvida sobre a Ceia do Senhor. Como nova convertida, eu ouvia alguns irmãos mais antigos na fé me falarem que eu só poderia participar da Ceia se eu fosse batizada nas águas. Às vezes, visitava outras igrejas e o pastor, na hora da Ceia, sempre fazia o lembrete da necessidade do batismo como pré-requisito para cear. Até amigos meus falavam que eu precisava ser batizada.

Particularmente eu conversei com alguns membros da minha e igreja e eles disseram que isso não existe, pois a Bíblia não fala dessa necessidade e, hoje em dia, eu participo da Ceia normalmente sem ter ainda me batizado.

Entretanto, eu pergunto ao senhor: realmente é necessário que se batize primeiro para depois cear?

Abraços, Deus seja convosco!

Irmã Y.

----------------------------------

Olá, irmã Y!

Realmente, a Bíblia não traz nenhuma orientação sobre a necessidade de alguém se batizar para que possa celebrar a Ceia do Senhor. Entretanto, a exigência moderna do batismo para que se possa cear não é sem motivo.

Na época do Novo Testamento, as igrejas cristãs estavam iniciando a sua jornada evangelística, e cada cristão vivia dentro da comunidade – pois eles esperavam a volta de Jesus para aquela época: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2.42; cf. 2.42-46). Portanto, não havia necessidade de se ter maior cuidado quanto aos participantes no cumprimento da ordenança da Ceia do Senhor, pois todos os que participavam da cerimônia eram os membros da igreja local que viviam todos os dias em perfeita comunhão (1 Coríntios 11.33).

Com o passar do tempo, ao constatarem que Jesus não iria voltar em sua geração e após vencerem as perseguições do império romano, os cristãos sentiram a necessidade de se organizar melhor. Daí a igreja se institucionalizou e, hoje, há a necessidade de algum controle sobre as pessoas que participam da Ceia do Senhor, para não banalizar uma ordenança sagrada ao disponibilizá-la para alguém que ainda não é cristão e, assim, desobedecendo a uma orientação direta de Jesus: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem” (Mateus 7.6).

Na Bíblia há apenas duas ordenanças dadas pelo Senhor: o Batismo e a Ceia do Senhor. Por isso, as igrejas evangélicas modernas que levam a sério a sua fé exigem que o novo convertido primeiramente cumpra a ordenança do batismo para que, depois, participe da Ceia do Senhor.

Paz e bênçãos...

Nenhum comentário:

Editora Contextualizar

Recados do céu para você!

Seguidores

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada